Informações sobre

COVID19

CORONA VÍRUS

O QUE É

CORONAVÍRUS

E COVID19?

O novo coronavírus foi denominado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como SARS-CoV2 e a doença causada por ele de COVID19.


O vírus é responsável por causar doenças respiratórias desde um resfriado até uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Ministério da Saúde, 2020.

Covid 19
Menina com lodo

TRANSMISSÃO E

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

Transmissão de pessoa para pessoa, pelo ar, através de gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro, ou contato com superfícies contaminadas por secreções de pessoa infectada.

O período de incubação dura de 2 a 14 dias, geralmente quando aparece os primeiros sintomas, porém algumas pessoas podem transmitir mesmo assintomáticas.

Ministério da Saúde, 2020.

DIAGNÓSTICO

TESTES COVID19

Teste RT-PCR de Reação em Cadeia da Polimerase, aplicado para detecção de doenças infecciosas, realizado por coleta de material das vias respiratórias com potencial de aerossolização e com resultado em até 48 horas.

Teste Rápido com detecção de presença de anticorpos IgG e IgM realizado através de coleta de 1 gota de sangue, como no teste de glicemia capilar, com resultado em 15 a 30 minutos. Deve ser realizado entre o 7° e 10° dia do surgimento de sintomas e não está recomendado para aplicação em toda população

Cientista no laboratório
Médicos com roupas de proteção bacteriol

SINAIS E SINTOMAS

*Febre >37,8°C

*Tosse

*Falta de ar (dispnéia)

*Dor no corpo (mialgia)

*Fadiga / Cansaço

*Congestão nasal ou coriza

(Sintomas respiratórios superiores)

*Diarréia (Sintomas Gastrointestinais)

Geralmente são leves, mas podem ser mais graves e até levar a óbito em alguns casos.

Ministério da Saúde, 2020.

 

CORONAVÍRUS - COVID-19

Estamos juntos nessa luta!

Precisa de informações?


Podem nos contatar por mensagem, sou enfermeira e estou à disposição para ajudar à população e profissionais de saúde com dúvidas.


À população: A orientação é para ficar em casa, sair apenas para fazer compras essências no supermercado e farmácias, e para trabalhar. Buscar serviço de saúde somente se sintomas graves de febre e falta de ar.


Aos profissionais de saúde: É de extrema importância que estejam protegidos neste momento, as empresas devem fornecer os Equipamentos de Proteção Individual - EPI (máscaras, óculos, protetor facial quando disponível, touca, avental ou macacão, luvas, propes quando disponível) para atuação na linha de frente com contato direto junto aos pacientes que chegam aos serviços de saúde. Não sabemos quantos já estão contaminados e devemos sim estar protegidos.


Estão me questionando quanto as máscaras de tecido, e o que posso dizer é que não são consideradas EPI. Profissionais de Saúde devem estar protegidos com máscara N95 ou PFF2, na ausência destas podem usar 2 máscaras descartáveis com filtro sobrepostas. Não tenho conhecimento de estudos que indiquem e comprovem ação protetiva com mascaras de tecido.


Profissionais sem EPI adequado podem denunciar ao COREN e Ministério Público do Trabalho.


Vamos enfrentar o coronavirus ajudando uns aos outros com responsabilidade.


Neste momento os hospitais e serviços públicos e privados estão contratando profissionais para auxiliar na grande demanda de pacientes que aumenta a cada dia, contamos com a ajuda de todos para o enfrentamento ao contagio pelo coronavirus.

Não pode andar em locais públicos, ruas e parques, nem pelos condomínios e shoppings, para passeios ou exercícios. O ambiente pode ser contaminado por pessoas infectadas e possui tempo de contaminação entre 2 horas e 5 dias.


Com essas medidas evitamos que tão em breve tenhamos caminhões fazendo limpezas de ruas e locais públicos.

Qual a população de risco neste momento? .


*Idosos, principalmente acima de 80 anos. .
*Portadores de doenças crônicas, principalmente os descompensados e com patologias pulmonares.
#asmaticos
#hipertensos
#diabeticos
#cardiopatas
#dpoc
#entreoutros .
*Pessoas com diagnósticos oncológicos, principalmente em tratamento com quimioterapia e radioterapia. .
*Pessoas imunossuprimidas nas diversas patologias.

NOSSA ORIENTAÇÃO:

Converse com seu médico e equipe de saúde assistente sobre os cuidados necessários para cada caso.

Mantenham a lavagem de mãos com água e sabão, e na ausencia destes o uso de álcool gel 70°. Evite saídas desnecessárias em ambientes de grande concentração de pessoas, como nos supermercados e outros.

Cubra o rosto com um lenço se estiver com sintomas de tosse, espirros ou coriza.


Verifique sua temperatura se estiver com os sintomas citados acima, assim como se apresentar alterações no padrão ventilatório com freqüência de 1x ao turno, e se identificado febre, aqui considerado temperatura partir de 37,8°C comunique a equipe de saúde pelo telefone 136 ou 156.

Evite se expor se estiver com sintomas para conter contaminação de outras pessoas, e se não apresentar sintomas, evite se expor para não ser contaminado.


Como ocorre a transmissão?


Por secreções corporais e no ambiente, principalmente pela saliva que contamina através de uma simples conversa sem distanciamento mínimo de 1 a 2 metros de pessoas infectadas.
No ambiente, através de contato com móveis e materiais contaminados onde o corona virus resiste de 2h à 5 dias, por isso as medidas de lavagem de mãos, não compartilhar talheres e demais objetos, limpeza de locais de circulação de público e restrição a locais de aglomerações são tão importantes.


Estamos comprometidos em compartilhar informações que auxiliem à população.


Nossos atendimentos domiciliares para Tratamento de Feridas, Laserterapia e Procedimentos de Enfermagem estão suspensos neste momento.

Enfermeira Tatiane Alves
Diretora Executiva RS INTEGRAL CARE (51)981198121

Mais informações atualizadas em nossas redes sociais:

FACEBOOK: @rsintegralcare

INSTAGRAM: #rsintegralcare

 

RS INTEGRAL CARE

ENFERMAGEM E QUALIFICAÇÃO DO ENSINO À ASSISTÊNCIA

CNPJ: 31.660.809/0001-73

Rua ferreira viana, 885 - Petrópolis - Porto Alegre

  • Facebook
  • Instagram

©2018 by RSINTEGRALCARE. Proudly created with Wix.com